Atividade
Bairro da Gente chega no Ambrósio Perret
Evento ainda marcou audiência pública sobre o Plano Plurianual, que define ações do poder público municipal até 2021
Gabriel Huth -
Atualizada às 19h
A praça Nova República ficou lotada na tarde de sábado (8), no evento Bairro da Gente, promovido pela prefeitura de Pelotas. Além de oferecer serviços e atividades de lazer, atividade marcou última audiência pública para tratar do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021, que define as ações político-administrativas do governo. O encontro permitiu que moradores da Ambrósio Perret também fizessem reivindicações diretamente para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). A população pode participar do PPA até hoje, votando nas ideias e sugerindo propostas através do link (http://www.pelotas.com.br/?PPA).
O vendedor Roberto Machado, 58, que já morou em Curitiba, no Paraná, aproveitou o dia ensolarado para curtir na praça do bairro. Residente há dois anos na Perret, Machado comentou que a comunidade carece de eventos ao ar livre e que proporcionem lazer aos moradores. “A gente precisa de atividades assim pra aproveitar as nossas praças”, sugeriu enquanto degustava pipocas oferecidas gratuitamente às pessoas no evento.
Na audiência com a presença de Paula Mascarenhas, vereadores e praticamente todo o secretariado, os moradores solicitaram melhorias no bairro. Denílson Souza pediu para que a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) estude a possibilidade de instalar redutores de velocidade na rua Pedro Machado Filho, que circunda a praça e o campo de futebol. “É uma rua que tem muito movimento de crianças brincando todos os dias e às vezes é perigoso”. Souza ainda pediu que a prefeita intercedesse pela área onde está localizado o campo de futebol, numa propriedade privada, para que o dono do lote deixe a área para o bairro continuar aproveitando o espaço.
Em cada intervenção, Paula se levantava e respondia. A prefeita garantiu que vai conversar com o dono da área e que um estudo técnico seria realizado pela STT para garantir segurança no trânsito do entorno. Outros moradores ainda solicitaram melhorias na avenida Cidade de Rio Grande, mais segurança na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. Conforme Paula, um novo concurso vai aumentar o efetivo da Guarda Municipal. Quanto sobre a pavimentação da avenida, garantiu que a prefeitura continuará buscando recursos para obras desse tipo na cidade.
“Muitos pedem pavimentação, temos hoje 400 quilômetros de estradas não pavimentadas. Vamos fazer o máximo sem conseguir tudo. Como é um investimento alto, garanto que vamos buscar recursos”, respondeu a prefeita.
Plano Plurianual
Durante seu discurso, a prefeita exaltou a ferramenta Compartilha Pelotas, que pela primeira vez permite aos pelotenses enviarem propostas e participarem, através de votos ou sugestões, das diretrizes balizadoras das ações do governo municipal até 2021. Paula listou uma série de ações que estão sendo executadas pelo governo e outras planejadas para os próximos anos. “É um convite à participação popular”, explicou a prefeita aos moradores sentados em cadeiras de plástico sobre uma estrutura montada na praça. A prefeita orientou como participar e enviar sugestões no site oficial da prefeitura - pelotas.com.br. Quem tem interesse em enviar sugestões, deve preencher seus dados e votar nos projetos de cada diretriz, divididas em ação social, economia e sustentabilidade, segurança e desenvolvimento econômico. Até a tarde de sábado foram contabilizadas 211 participações no plano.
Participação por bairros
1 -Três Vendas - 28,9%
2 - Centro - 24,6%
3 - Fragata - 18%
4 - Areal - 16,1%
5 - Outros - 12,4%
Participação por gênero
1 - Mulheres - 50,7%
2 - Homens - 48,8%
3 - Outros - 0,5%
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário